O câncer de rim é uma condição médica grave que afeta milhares de brasileiros. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para aumentar as chances de sucesso no tratamento.
Epidemiologia do Câncer de Rim no Brasil
O câncer de rim está entre os 14 tipos mais comuns de câncer no mundo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que em 2020 tivemos um total de 400 mil diagnósticos de câncer de rim e mais de 170.000 mortes por essa doença, em todo o mundo.
Esses dados ressaltam a importância de estratégias de prevenção e detecção precoce para combater essa doença.
No Brasil, segundo dados do INCA, entre 2010 e 2015, houve um aumento anual constante nos casos de câncer de rim, de 1.253 para 3.888 novos casos. Em 2018, foram aproximadamente 6.270 casos..Esses números podem refletir um avanço no rastreio e diagnóstico precoce da doença, o que é crucial para um tratamento eficaz.
Sintomas do Câncer de Rim
O câncer de rim habitualmente é silencioso no seu início, justamente numa etapa onde a curabilidade é alta, por isso o checkup rotineiro, em pessoas assintomáticas, é muito importante. Por esse motivo, celabramos o Dia Mundial do Câncer de Rim no dia 18 de junho, que se trata de uma campanha de conscientização sobre a doença.
Como o rim é inacessível ao exame clínico, por ser um órgão muito interno, atrás do intestino e protegido pelo arcabouço ósseo (costelas e vértebras), o diagnóstico precoce inclui um método de imagem para identificação das lesões renais pequenas. Uma ecografia abdominal (do aparelho urinário) normalmente é o primeiro exame de checkup realizado. Após uma ecografia sugerir uma lesão renal, normalmente avaliamos melhor essa suspeita de tumor renal com uma tomografia computadorizada ou ressonância de abdômen.
Quando existem os sintomas, eles incluem:
- Sangue na urina: um dos primeiros sinais pode ser a presença de sangue visível na urina.
- Dor nas costas ou lateral: dor constante abaixo das costelas pode ser um sinal de alerta.
- Massa abdominal: uma massa ou inchaço na área do rim pode ser palpável.
- Fadiga: sentir-se cansado sem motivo aparente pode ser um sintoma.
- Perda de peso: perda de peso inexplicada pode ser um indicativo.
Consultas com o Urologista
É crucial consultar um urologista regularmente, principalmente se você apresenta fatores de risco como histórico familiar ou hipertensão. O urologista pode avaliar sintomas, realizar exames físicos e solicitar exames de imagem se necessário.
Exames de Checkup
Para a detecção precoce do câncer de rim, são recomendados os exames de imagem:
- Ultrassonografia (ecografia): pode detectar massas nos rins.
- Tomografia computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética de abdômen: oferecem uma imagem detalhada dos rins e das lesões renais, sendo fundamentais para planejamento cirúrgico.
Tratamento Precoce
O tratamento precoce do câncer de rim tem uma taxa de sucesso significativa. Quando diagnosticado cedo, a probabilidade de cura ou controle da doença é alta, com taxas de sucesso que podem chegar a 90%. Poucos tumores tem uma curabilidade tão alta, contudo é crucial diagnosticar precocemente, numa fase onde muito comumente não se tem sintoma algum.
Atualmente, na grande maioria dos casos, realizamos o tratamento do câncer de rim com métodos minimamente invasivos (laparoscopia ou cirurgia robótica). Isso permite que se evite as grandes incisões, com sua problemática de hérnias incisionais, desconfortos e dano estético.
Conclusão
A prevenção do câncer de rim no Brasil passa pelo conhecimento da sua prevalência e pela atenção aos sinais e sintomas. A realização de checkups regulares e consultas com um urologista são essenciais para a detecção precoce e o tratamento eficaz da doença.
Veja a importância do checkup rotineiro:
Deixe seu comentário sobre o checkup preventivo do câncer de rim. Pode ser um relato de algum conhecido, seu próprio, de algum familiar. Isso será motivador para que outras pessoas exerçam um continuado cuidado com sua saúde.
Commenti